Música

CONCERTO DE ANO NOVO

ORQUESTRA FILARMÓNICA PORTUGUESA
CONCERTO DE ANO NOVO COM A ORQUESTRA FILARMÓNICA PORTUGUESA

Data: 2024-01-06 18:00

Local: Grande Auditório do CNEMA | Localidade: Santarém

O Município de Santarém vai promover o tradicional Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 6 de janeiro, às 18 horas, no grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), com a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), sob o tema: “Polcas, Valsas, Marchas e outras alegrias musicais”.

O concerto de cariz solidário é organizado pela Câmara Municipal de Santarém e pela Cistermúsica, e conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém, do W Shopping e do CNEMA. A receita de bilheteira vai ser entregue a três IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém: o Centro de Apoio à Família das Abitureiras, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém.

Os bilhetes, no valor de 5 euros, vão estar à venda a partir de dia 28 de dezembro nas Instituições Beneficiárias (Centro de Apoio à Família das Abitureiras, Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e Liga dos Amigos do Hospital de Santarém), na União de Freguesias da Cidade de Santarém, na Press News (Tabacaria do W Shopping), e, a partir de dia 24 de dezembro, nas lojas Worten, CTT e FNAC e online na BOL, em www.bol.pt.

Imerso em um ambiente festivo e alegre, este concerto promete ser o prelúdio auspicioso para o ano de 2024. Venha testemunhar as interpretações das tradicionais Valsas e Polkas de Johann Strauss II (1825-1899), incluindo a divertida "Tritsch-Tratsch-Polka", a graciosa "Pizzicato-Polka", a majestosa "Kaiser-Walzer" (Valsa do Imperador), e a melódica "An der schönen blauen Donau" (Danúbio Azul). Todas as obras serão interpretadas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a habilidosa direção do maestro Osvaldo Ferreira.

Este programa cativante é ideal para toda a família, e não perca a oportunidade única de vivenciar esta celebração musical inesquecível, enriquecida pela participação especial de Tatanka e a magnífica performance da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa foi fundada em maio de 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade e rapidamente captou a atenção do meio musical e artístico português, sendo já amplamente reconhecida, pelo público e pela crítica, como uma das melhores orquestras sinfónicas nacionais. O elevado padrão de exigência impresso desde a sua génese, levam-na a integrar um conjunto de músicos de elevado nível técnico e artístico, como sejam artistas premiados em concursos nacionais e internacionais, ex-integrantes da Orquestra Jovem da União Europeia e músicos estrangeiros residentes em Portugal.

O ano 2022 foi muito especial para a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), tendo sido recheado de enormes sucessos. A convite do Institut Français de Culture a OFP apresentou-se no Théatre des Champs Élisées num concerto integrado na temporada da Saison Croisée France/Portugal 2022, marcando desta forma, na famosa sala de Paris, a sua estreia internacional. Ainda nesta cidade e a convite da UNESCO, a OFP realizou um memorável concerto na sede desta importante organização mundial, integrado no programa de comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio de 2022), o qual foi gravado e transmitido para todo o Mundo em streaming.

A convite de alguns promotores alemães, a internacionalização da orquestra terá continuidade em 2023, com especial destaque para a presença na mítica sala da Filarmónica de Berlim.

No biénio 2023/2024 a Orquestra será apoiada pela Direção-Geral das Artes através do Programa de Apoio Sustentado às Artes.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa conta com a Direção Artística do Maestro Osvaldo Ferreira, um dos mais representativos chefes de orquestra nacionais da atualidade.

Maestro Osvaldo Ferreira

Na qualidade de diretor convidado, Osvaldo Ferreira apresentou-se, recentemente, com a Orquestra Filarmónica de São Petersburgo, na Rússia, Orquestra Gulbenkian, em Lisboa, Orquestra Sinfónica de Nuremberga e Orquestra da Radio Renana, na Alemanha e ainda com a Orquestra Sinfónica da Venezuela, entre outras.

Osvaldo Ferreira é o diretor artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Em Portugal, foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival Internacional de Música do Algarve. Gravou vários CDs com obras de autores portugueses para a editora Numérica e um CD duplo com sinfonias de Mozart. Com a Orquestra do Algarve, apresentou-se em Viena, Bruxelas, Lisboa, Sevilha, Porto, Curitiba e Londres. Foi o diretor musical da Oficina de Música de Curitiba.

No seu percurso destaca-se ainda o seu trabalho à frente de importantes orquestras: Filarmónica de São Petersburgo, Sinfónica de Roma, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Praga, Filarmónica de Lodz, Filarmónica da Silésia, Sinfónica de Nuremberga, Filarmónica da Rádio Renana, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra do Festival de Música de Aspen (E.U.A.) e Orquestra Nacional da Venezuela, entre outras.

Realizou um mestrado em direção de orquestra em Chicago e uma pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Foi laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia. Recebeu o “Fellowship” do Festival de Música de Aspen, onde frequentou a American Conductors Academy. Foi assistente do maestro Claudio Abbado em Salzburgo e Berlin. Estudou ainda com Jorma Panula e David Zinman,foi bolseiro do Ministério da Cultura de Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Descarregue aqui a Folha de Sala

CONCERTO DE ANO NOVO