Qua, 27 Nov
10:00

Convento de São Francisco

Público Alvo: Escolas
Duração: 180 minutos
Gratuito



Convento de São Francisco
Oficinas/Masterclasses

Pensar faz sombra

Aldara Bizarro e Dina Mendonça
A partir da alegoria da Caverna do livro A República de Platão e das suas várias interpretações, Pensar Faz Sombra explora o significado das sombras através de uma composição de exercícios que se situam no cruzamento entre a Dança e a Filosofia, de modo a criar uma experiência de reflexão sobre como interagimos com as sombras, as nossas e as dos outros, e o que fazemos com elas.

Biografias

Aldara Bizarro

Nasceu em 1965 em Maputo. Estudou dança em Luanda, Lisboa, Nova Iorque e Berlim. Como intérprete trabalhou com Paula Massano, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho e Madalena Victorino.

Começou a coreografar em 1990 com a peça me my self and Influências, premiada no IV Workshop coreográfico da Companhia de Dança de Lisboa. Desde então, assina as suas peças, que têm sido apresentadas nas melhores salas do país destacando a trilogia Love Series, O Encaramelado, Uma Bailarina..., A Preguiça Ataca?, A Casa, Projeto Respira, Cara, O Baile e A Nova Bailarina, a última distinguida pelo jornal Público como uma das melhores peças de 2011. Como formadora trabalhou com o Fórum Dança, Escola Superior de Dança, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Vila Flor, Artemrede, SMUP e outras instituições nacionais. Foi diretora artística de Jangada, uma estrutura de dança financiada pela Direção Geral das Artes durante 16 anos.

Atualmente desenvolve projetos para jovens e para a comunidade, cruzando a dança com outras artes, com enfoque na componente artística, social e pedagógica.

Dina Mendonça

Investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa onde trabalha sobre a Filosofia das Emoções (www.mendoncaemotion.com). Mestre em Filosofia para Crianças (Montclair State University, EUA) e doutorada em Filosofia com tese no filosofo e pedagogo John Dewey – A Anatomia da Experiência (University of South Carolina, EUA). Tem trabalhado em vários projetos pedagógicos introduzindo a Filosofia para Crianças, nomeadamente em relação com o processo artístico.

Ficha Técnica

CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO: Aldara Bizarro e Dina Mendonça

Oficina | Público-alvo: Jovens e Adultos | Duração 03h00 | Preço gratuito

Qua, 27 nov às 10h00

Local: Convento São Francisco
Pensar faz sombra