Sáb, 14 Set 2019
18:30

Museu Diocesano

Gratuito



Museu Diocesano
Música

ACÇÃO - CARLOS PAREDES EM CRAVO

Joana Bagulho toca Carlos Paredes
No âmbito das comemorações do 5º aniversário do Museu Diocesano de Santarém, Joana Bagulho apresenta o seu projecto de Carlos Paredes em cravo.

ACÇÃO é concerto de Joana Bagulho, a partir de transcrições para cravo de peças de Carlos Paredes por si realizadas. Neste programa são incluídas algumas peças para cravo dos séculos XVII e XVIII que serviram de inspiração para a realização das transcrições.

“A guitarra Portuguesa e o cravo partilham a mesma função de acompanhadores. É muito interessante verificar a semelhança das malhas de acompanhamento do fado na guitarra, com os protótipos de acompanhamento do baixo contínuo no cravo.

A música de Carlos Paredes tem muitas referências ao que parece ser a linguagem idiomática do cravo: O cromatismo dos baixos, as harmonias ricas e repetidas exaustivamente, as notas repetidas... Ao ouvir passagens da música de François Couperin ou Domenico Scarlatti é incrível descobrir as semelhanças nas dissonâncias da música de Paredes. Na verdade, tanto a música de Paredes como a de Couperin descendem do mesmo instrumento – O Alaúde.

Carlos Paredes conhecia e tocava as obras barrocas para guitarra. Tinha um fascínio pelo repertório ibérico para cravo chegando a propor a Rui Veira Nery um programa para guitarra portuguesa e cravo. A incorporação de peças barrocas neste concerto comentado permite a realização de uma associação directa dos elementos que tornam estas composições tão próximas.

ACÇÃO é o título da primeira peça do recital. Esta peça integra o segundo disco de Carlos Paredes em 1963 com o nome de “Acção – Prelúdio” e é mais tarde transformada em Canto de rio; a peça que encerra o recital. Acção é também uma palavra-chave na vida e obra de Paredes, na sua atitude em relação à música e à sociedade. De certo modo também posso dizer que “Acção” representa para mim o acto de pôr em prática as transcrições da música de Carlos Paredes para cravo, uma vontade que me acompanha há muito tempo.”

Ficha Técnica

Transcrições e interpretação Joana Bagulho | Música de Carlos Paredes

14 setembro | 18h30

Local Museu Diocesano de Santarém
ACÇÃO - CARLOS PAREDES EM CRAVO